A NOSSA HISTÓRIA

Quem Somos

A nossa História

A Associação Portuguesa de Prospectiva nasceu em 2019, da vontade de um grupo de ex-alunos do 2.º Curso de Análise estratégica, geoeconomia e prospectiva, realizado em 2016, no Instituto de Defesa Nacional, com a coordenação do Professor Doutor José Manuel Félix Ribeiro.

Apreendemos que o crescimento e a complexidade da informação, apresenta uma oportunidade de exploração significativa. Por outro lado, manter o foco na informação que pode ser analisada e orientada para factores de produção com impacto no futuro próximo ou mais alargado é um exercício que beneficia da conjugação dos esforços de conhecimento académico com o conhecimento que profissões especializadas detêm.

Percebemos que o passado e o futuro apresentam-se como os dois grandes vectores com impacto no presente. Negligenciar, passado ou futuro, significa um processo de decisão e consciência presente enfermo de contexto. O conhecimento é a pedra ângular do desenvolvimento de qualquer organização e se do passado resultam as fontes primárias para o processo de análise, no futuro estão os cenários que contribuem para os processos do presente.

Acreditamos que sem uma antecipação dos possíveis cenários não é possível optimizar o futuro.

Rui Carlos Nunes

Membro fundador e Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Prospectiva. É Mestre em Economia Internacional (ISEG), Pós-graduado em Estudos Europeus (UCP), Economia Portuguesa e Integração Internacional (ISCTE) e Defesa Nacional (IDN). Licenciado em Sociologia (ISCTE). É Jornalista na área de Economia desde o Tempo (1987) até à Lusa (2000) passando por Economia Pura (co-fundador), Exame, Diário e Semanário Económico e Diário de Lisboa. É autor de diversas publicações em RT: Relações Internacionais, Janus e Informação Internacional. As suas áreas de interesse e de estudo são a Economia, Defesa, Geopolítica, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento.

Ricardo Rodrigues Nunes

Membro fundador e Vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Prospectiva. É piloto de linha aérea tendo iniciado a sua carreira na Força Aérea Portuguesa em 2005, onde foi piloto‐comandante do EH-101 ”Merlin” na Esquadra 751 (Busca e Salvamento) e oficial de relações públicas daquela esquadra. Frequenta o mestrado em Air Transport Management na City, University of London. As suas áreas de interesse são a Aviação, Defesa e Geo-política.

Jorge Magalhães Afonso

Membro fundador e secretário da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Prospectiva. É Licenciado em Ciência Política pela Universidade Internacional, e pós-graduado em Estudos Europeus pelo ISEG e História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE / Academia Militar. Com formação profissional em jornalismo pelo CENJOR e especialização em Comunicação Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social, teve um percurso profissional de 16 anos de jornalista. Actualmente é gestor de comunicação na empresa Boyden Global Executive Search Portugal e na empresa Neves de Almeida HR Consulting. As suas áreas de interesse e de estudo são a Economia, Trabalho, Comunicação, Resiliência e Sociedade.

Pedro Múrias

Membro fundador e Vice-Presidente da Direcção da APP. É o responsável pela organização de eventos e protocolo desta Associação. É Doutor em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Auditor de Defesa Nacional (IDN); Auditor de Segurança Interna (MAI); Auditor de Cibersegurança (IDN/ Academia Militar); Pós-graduado em Direito e Segurança (FD/UNL). Além de exercer actividade como formador, criou, em 2006, a Projecto Útil – Consultoria, Lda. As suas áreas de interesse são: Defesa, Direito, Resiliência e Sociedade, Política e Diplomacia.

Jorge Fonseca de Almeida

Membro fundador e tesoureiro da Associação Portuguesa de Prospectiva. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Inst. Sup. de Economia (ISE), MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova/Wharton School da Pensilvânia, pós-graduado em: Comportamento Organizacional pelo ISPA; e em Estudos Estratégicos e de Segurança pelo IDN em colaboração com a FCSH da Univ.Nova de Lisboa, parte lectiva de Doutoramento em Sociologia. Carreira profissional na banca, nas áreas de marketing e consultoria estratégica interna, tendo trabalhado em Portugal, Holanda e Polónia. Publicou diversos trabalhos nas áreas da Gestão, Sociologia e Fraude e Corrupção. As suas áreas de interesse e de estudo são: Economia, Sociologia, História, Política, Literatura, Neurociências, Artes, Fraude e Corrupção, Estudos Africanos e Comunicação.

José Heitor da Fonseca

Membro fundador da Associação Portuguesa de Prospectiva. É Licenciado em Engenharia Electrotécnica (Ramo Electrónica e Telecomunicações) no Instituto Superior Técnico, MBA na UCP, PADE (Programa de Alta Direção de Empresas) na Escola de Negócios e CDN (Curso de Auditor de Defesa Nacional 2014-2015) no IDN – Instituto de Defesa Nacional. É Consultor em Estratégia e Inovação. Foi Administrador da ANA, Aeroportos de Portugal, da TAP, AIR Portugal e da RAVE, Rede Ferroviária de Alta Velocidade. Foi Administrador de várias Empresas de Base Tecnológica. Foi também Director de Projecto e de diversas Unidades de Negócio dos CTT – Correios de Portugal. As suas áreas de interesse são Estratégia, Inovação. Tecnologias, Negócios e Prospectiva.

Fernanda Guerreiro Gonçalves

Membro fundador da Associação Portuguesa de Prospectiva. É a Relações Públicas da Associação Portuguesa de Prospectiva e colabora na dinamização das iniciativas e eventos da APP. É Mestre em Finanças (ISEG), Licenciada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Pós-graduada em Análise Financeira pelo ISEG (2006), Curso de Alta Direção em Gestão de Unidade de Saúde para Gestores SCSP -Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas Lisboa e PADE (Programa de Alta Direção Empresarial) na AESE – Business School Lisboa (2000), entre outros cursos que foi frequentando. Colaborou com a Caritas Diocesana DE Lisboa durante 12 anos. Primeiro como Vogal do concelho fiscal e posteriormente Tesoureira. As suas áreas de interesse e de estudo são a Gestão de Empresas, Administração, Geo-economia, Resiliência e Sociedade.

Carla Lígia Santos

Membro fundador e Fiscal Único da Associação Portuguesa de Prospectiva. É responsável pelo acolhimento e acompanhamento da atividade dos associados e colabora na organização dos programas e iniciativas da APP. É Mestre em Administração Aeronáutica pela Academia da Força Aérea Portuguesa e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, em 2012. É pós-graduada em Estudos Estratégicos e de Segurança pela FCSH e pelo IDN, em 2013. Trabalha desde 2001 na FAP, nas áreas da Gestão Orçamental e da Contabilidade Pública. Ao serviço da FAP e do Estado Português participa em várias missões nacionais e internacionais, conjuntas e combinadas. A par da Segurança e Defesa mantém um forte interesse no estudo das áreas de Geopolítica/Geoestratégia e Relações Internacionais.

Margarete Eufrásio Costa

Membro fundador e Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Prospectiva. Estudou Engenharia Alimentar (IPC/ESAC), Engenharia da Qualidade (FEUP) e é doutoranda em Ciências e Tecnologia Alimentar e Nutrição (DEB/UM, ESB/UCP e DQ/UA). A sua carreira profissional de consultora e auditora conta com 20 anos de experiência na identificação, análise e desenvolvimento de processos críticos, na engenharia e reengenharia de processos e na gestão operacional de projectos (nacionais e internacionais), em indústrias de diversos sectores e em diversos serviços privados. Colabora com o sector público, em processos de transformação organizacional. As suas áreas de interesse e de estudo são: Segurança Alimentar, Recursos Naturais e Energéticos, Saúde, Sociedade, Tecnologia e Inovação. ​