CONFERÊNCIA APP
FUTURO DA AVIAÇÃO COMERCIAL

A APP vai realizar uma Conferência sobre o Futuro da Aviação Comercial.  O tema seleccionado tem em consideração acontecimentos da actualidade global, projectando-os em cenários prováveis de análise prospectiva que poderão definir possíveis futuros para a Aviação Comercial. Estas visões propõem-se como elementos de grande importância e interesse na definição de orientações estratégicas para qualquer instituição, sociedade ou região.

2 de Março, “O Futuro da Aviação Comercial”, Professor Doutor Paulo Nunes, Dr.ª Lígia da Fonseca e Dr. Nuno Simões

Poucas indústrias foram afectadas de forma tão significativa com a pandemia SARS-CoV2 como a indústria da Aviação Comercial. Segundo a IATA (Organização
Internacional do Transporte Aéreo) as companhias aéreas sofreram uma perda de
cerca de 118 mil milhões de USD em 2020, correspondente a uma quebra de 65% na procura face a  2019. É neste contexto de grande incerteza, relevante projectar em cenários prováveis o Futuro da Aviação Comercial.  
Como será o futuro da
Indústria da Aviação Comercial? Como irá recuperar? Que panorama teremos nos
próximos anos? Que inovações estão no horizonte? Que nova legislação é
expectável?  

Um pouco sobre os palestrantes:  Paulo Nunes (Airline Consultant and Trainer, Visiting Lecturer at City, University of London). Mais de 20 anos de experiência como consultor de gestão de transporte aéreo. Especialista em estratégia, reestruturações de companhias aéreas, gestão de projectos, redução de custos, planeamento de frota e gestão de rede. Doutorado em Gestão de Transporte Aéreo pela City, University of London, onde lecciona o Mestrado de Gestão de Transporte Aéreo.

Lígia da Fonseca (Senior Manager External Relations at IATA). Desde 2007 no sector da aviação,  integra há 3 anos a equipa de Relações Externas e Governamentais da IATA, acumulando função de Country Manager da IATA para Portugal. Foi assessora, para os temas de Aviação e Espaço, do Secretário de Estado dos Transportes, e do Ministro da Economia. Exerceu funções de membro do Conselho de Administração do INAC e da ANAC. 

Nuno Simões (Director of Strategy, Planning and External Relations at NAV Portugal). Actual Director do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Relações Externas da NAV Portugal. Exerceu funções de coordenação, a nível europeu enquanto associado da Associação Portuguesa de Controladores de Tráfego Aéreo, do Plano de Desempenho da NAV Portugal, das diferentes representações da NAV em organismos estrangeiros (EU, EASA, Eurocontrol e ICAO). Foi director da revista Flight Level. 

 

A Conferência será realizada na plataforma Zoom. 

Se pretende inscrever-se prima este link.

CICLO DE CONFERÊNCIAS APP 2020

9 de Outubro, “Eleições nos Estados Unidos: Alternativas de Futuro”, Dr. Álvaro Vasconcelos

A Federação dos Estados Unidos da América terá as eleições presidenciais no dia 3 de novembro de 2020. Ano que corresponde ao último mandato de Donald Trump. Presidente da primeira potência económica, cultural e militar do mundo.
No país anfitrião da sede das Nações Unidas e o líder da maior organização militar – OTAN – nenhuma política principal dos EUA ficou intocada neste mandato de Trump. A promessa de “drenar o pântano” e a negociação dos interesses americanos foi sistematicamente anunciado ao ritmo de tweets. Um pouco sobre o palestrante: «Citizens in an Interconnected and Polycentric World» [Continuar…

19 Novembro, “A Nova Ordem Sino-Americana, Mas Não Só”, Professor Luís Tomé

A região da Ásia-Pacifico espalhada em torno da grande bacia oceânica que banha quatro continentes e é hoje o centro de gravidade da produção de bens da economia mundial e concentra mais de 40% da população mundial.
Aqui se situam países como a China, a Coreia do Sul, a Rússia, o Japão, a Austrália, a Indonésia e até Timor-Leste. Uma diversidade económica, cultural e militar imensa. Na Segunda Guerra Mundial os países asiáticos sofreriam consequências devastadoras. Após a Segunda Guerra Mundial foi palco de grandes e prolongados conflitos terrestres, no Vietname e na Coreia, por procuração ou envolvimento direto de vários países e organizações liderados pela França, Nações Unidas, EUA, URSS e China. [Continuar…]

11 de Dezembro, “A Resiliência da China e a Cooperação entre Parceiros Económicos na Nova Rota da Seda para além das Divergências Ideológicas”, Professora Fernanda Ilhéu

A Nova Rota da Seda ligando a China aos seus parceiros comerciais por mar e por terra, é a resposta estratégica chinesa à necessidade de se abrir cada vez mais longe e de forma mais profunda. A procura de rotas seguras de abastecimento em matérias-primas críticas, como hidrocarbonetos, soja, metais e terras raras, e de exportar os bens que produz. [Continuar…]

Laboratório do Futuro

A Associação Portuguesa de Prospectiva pretende estimular e potenciar a colaboração entre as organizações, a academia e a sociedade. Trata-se de um espaço criativo que se foca amplamente em prospetiva, em criar impacto ao ajudar os negócios e as empresas na sua transformação, olhando para as tecnologias emergentes. É também um ponto de encontro acolhedor entre prospetiva, negócios, tecnologia e sociedade.

Comunidades de Prática

Pretende também envolver os detentores de conhecimento específico, a comunidade académica, entusiastas, e  investigadores que representam uma variedade de disciplinas nas áreas das ciências sociais, políticas públicas e áreas técnicas (engenharia aeroespacial, astrofísica, bioquímica, informática, literatura, ciências militares, sociologia, teologia, geografia, business intelligence, ciência política, gestão, economia, artes criativas, etc). Esta comunidade trabalha em estreita colaboração com a Associação para trazer conhecimento, experiência especial, diversidade de perspectivas e talento fora do comum que nos ajudam a desenvolver as nossas pesquisas, projectos e eventos. Por conseguinte, o local ideal para criar, promover e partilhar novas ideias, novos negócios, para criamos impacto ao ajudar as empresas na sua transformação de uma forma colaborativa e experimental.