CICLO DE CONFERÊNCIAS APP 2020

A APP vai realizar um Ciclo de Conferências que se desenvolverá em três momentos temáticos. Os temas seleccionados têm em consideração acontecimentos da actualidade global, projectando-os em cenários prováveis de análise prospectiva que poderão definir possíveis futuros para a Humanidade. Estas visões propõem-se como elementos de grande importância e interesse na definição de orientações estratégicas para qualquer instituição, sociedade ou região.

9 de Outubro, “Eleições nos Estados Unidos: Alternativas de Futuro”, Dr. Álvaro Vasconcelos

A Federação dos Estados Unidos da América terá as eleições presidenciais no dia 3 de novembro de 2020. Ano que corresponde ao último mandato de Donald Trump. Presidente da primeira potência económica, cultural e militar do mundo.
No país anfitrião da sede das Nações Unidas e o líder da maior organização militar – OTAN – nenhuma política principal dos EUA ficou intocada neste mandato de Trump. A promessa de “drenar o pântano” e a negociação dos interesses americanos foi sistematicamente anunciado ao ritmo de tweets. Um pouco sobre o palestrante: «Citizens in an Interconnected and Polycentric World» [Continuar…

19 Novembro, “A Nova Ordem Sino-Americana, Mas Não Só”, Professor Luís Tomé

A região da Ásia-Pacifico espalhada em torno da grande bacia oceânica que banha quatro continentes e é hoje o centro de gravidade da produção de bens da economia mundial e concentra mais de 40% da população mundial.
Aqui se situam países como a China, a Coreia do Sul, a Rússia, o Japão, a Austrália, a Indonésia e até Timor-Leste. Uma diversidade económica, cultural e militar imensa. Na Segunda Guerra Mundial os países asiáticos sofreriam consequências devastadoras. Após a Segunda Guerra Mundial foi palco de grandes e prolongados conflitos terrestres, no Vietname e na Coreia, por procuração ou envolvimento direto de vários países e organizações liderados pela França, Nações Unidas, EUA, URSS e China. [Continuar…]

11 de Dezembro, “A Resiliência da China e a Cooperação entre Parceiros Económicos na Nova Rota da Seda para além das Divergências Ideológicas”, Professora Fernanda Ilhéu

A Nova Rota da Seda ligando a China aos seus parceiros comerciais por mar e por terra, é a resposta estratégica chinesa à necessidade de se abrir cada vez mais longe e de forma mais profunda. A procura de rotas seguras de abastecimento em matérias-primas críticas, como hidrocarbonetos, soja, metais e terras raras, e de exportar os bens que produz. [Continuar…]

As palestras serão realizadas na plataforma Zoom. 

Se pretende inscrever-se prima este link.

Laboratório do Futuro

A Associação Portuguesa de Prospectiva pretende estimular e potenciar a colaboração entre as organizações, a academia e a sociedade. Trata-se de um espaço criativo que se foca amplamente em prospetiva, em criar impacto ao ajudar os negócios e as empresas na sua transformação, olhando para as tecnologias emergentes. É também um ponto de encontro acolhedor entre prospetiva, negócios, tecnologia e sociedade.

Comunidades de Prática

Pretende também envolver os detentores de conhecimento específico, a comunidade académica, entusiastas, e  investigadores que representam uma variedade de disciplinas nas áreas das ciências sociais, políticas públicas e áreas técnicas (engenharia aeroespacial, astrofísica, bioquímica, informática, literatura, ciências militares, sociologia, teologia, geografia, business intelligence, ciência política, gestão, economia, artes criativas, etc). Esta comunidade trabalha em estreita colaboração com a Associação para trazer conhecimento, experiência especial, diversidade de perspectivas e talento fora do comum que nos ajudam a desenvolver as nossas pesquisas, projectos e eventos. Por conseguinte, o local ideal para criar, promover e partilhar novas ideias, novos negócios, para criamos impacto ao ajudar as empresas na sua transformação de uma forma colaborativa e experimental.