SABER MAIS SOBRE OS DESAFIOS

A crescente globalização da economia alimentada pela criação de blocos económicos e desenvolvimento de acordos comerciais assume um papel primordial na condução dos cenários desejados pelos governos dos países. A complexidade acompanhada pelo aumento da interdependência das cadeias de produção, transporte e consumo requerem atenções redobradas em múltiplos domínios do conhecimento. A satisfação dos anseios e expectativas das populações implica fazer opções alicerçadas em conhecimento. A prospectiva económica é indissociável da boa governação. Compreender os cenários possíveis contribuirá para estágios de bem-estar consistentemente melhor realizados.

“Economia & Negócios”

Palavras Chave: Economia Sustentável, Crescimento, Competitividade, Liderança, Políticas, Inclusão, Sustentabilidade, Prosperidade, Transição, Negócios, Financiamento, Regulação, Macroeconomia, Comércio, Mercados Internacionais, Futuro do Trabalho, Sanções Económicas, Euro, Política Digital.

A tecnologia e inovação vão além dos saltos de eficiência ou disrupção de como as coisas são feitas. Numa era de inteligência artificial, digital e robótica os alicerces da sociedade são desafiados pelas inúmeras oportunidades de bem-estar que a inovação e a tecnologia permitem. Não raras vezes, mais do que a inovação da tecnologia, o uso que se faz de uma dada capacidade tecnológica tem um impacto que muda a forma de viver. Não é só a tecnologia digital que o faz, mas também a evolução em sectores que são a ocupação de muitas pessoas. O sector dos transportes, agricultura e higiene serão impactados na próxima década com repercussões económicas e nos fluxos migratórios. Consequentemente os equilíbrios das relações entre os países serão testados em novas dinâmicas e irá exigir repensar como é que os países se vão desenvolver, como é que as organizações geram valor, como é que numa era de concorrência geopolítica e económica, se as sociedades mantém a vantagem tecnológica e produção de produtos e soluções inovadoras para impulsionarem o crescimento.

“Tecnologia & Inovação”

Palavras Chave: Novas tecnologias, Empreendedorismo, Criatividade, Inovação, Cibersegurança, 4.ª Revolução Industrial, Internet das Coisas, Espaço, Internet, Sistemas não tripulados, Desinformação, Impressão 3D, Futuro do Trabalho, Profissões, Inteligência Artificial.

O ambiente assistiu à ascensão do Antropoceno em resultado do aumento da população mundial e da intensidade dos processos de produção, transporte e consumo. Ambas os factores se baseiam numa matriz de energia não renovável com externalidades ambientais. Não há um sem o outro. Com a penetração de fontes de energia renováveis e baixas externalidades sobre o ambiente, pode-se esperar uma nova era em que o Homem deixe de depender dos ciclos da natureza e que os ecossistemas se libertem da pressão das populações. Compreender como e quando estes processos vão acontecer é decisivo para a harmonia das relações individuais e entre os países.

“Energia & Ambiente”

Palavras Chave: Alterações Climáticas & Acções; Transição Energéticas, Segurança Energética; Mercados globais de energia, Energia Nuclear, Petróleo & Gás, Energias Renováveis, Novas fontes de energia; Tecnologia, Riscos emergentes, Economia.

O novo milénio é marcado pelo advento da digitalização das relações das pessoas e da criação de sociedades dotadas de inteligência coletiva. A par com o contínuo crescimento demográfico de populações que tardam em atingir a estabilidade, as sociedades têm sido testadas de diversas formas. Por um lado, temos populações senescentes que foram responsáveis pelos maiores desenvolvimentos da sociedade e, por outro lado, as sociedades atravessam uma fase conturbada de alterações de equilíbrios geopolíticos que têm potenciado fluxos migratórios desestabilizadores de um estágio de tolerância atingido nas sociedades ocidentais. Os desafios significativos para as sociedades no próximo século exigirão uma análise profunda para uma formulação eficaz de políticas.

“Demografia & Sociedade”

Palavras Chave: Sociedade, Demografia, Mudanças Tecnológicas, Inclusão, Equidade, Normas Culturais, Alterações Climáticas, Migrações, Conflitos.

A política é o reflexo das tendências das sociedades, formas de educação das pessoas, o estar das comunidades e transformações sociais. A construção humana das formas de organização das sociedades está num processo acelerado de evolução. Esta transformação cujo processo a digitalização das relações sociais fomentou, sedimenta-se em interacções crescentemente complexas e desafiantes. Os factores que orientam as políticas são influenciados pelas relações dos países em quadros multilaterais e organizações internacionais. A liberdade política no ocidente tem um significado que pode não ter noutras regiões.

“Política & Diplomacia”

Palavras Chave: Eleições, Organizações Internacionais, Lei, Acordos, Processos de Decisão, Governança, Transparência, Líderes Políticos, Ordem Internacional, Acção conjunta, Cooperação.

A defesa é uma obrigação dos Estados perante os seus cidadãos, nela se alicerça a liberdade dos Estados e dos indivíduos. As exigências da defesa implicam elevado discernimento e critério na utilização dos recursos. É uma actividade que implica elevadas capacidades de planeamento, informações e uma moral assinalável. Num contexto tecnológico e humano desafiante o setor da defesa requer uma reinvenção diária. A segurança aparenta não ser tangível nas sociedades. Assim é, até um dado nível de tolerância que quando ultrapassado tem repercussões nas liberdades individuais e sociais. Se o funcionamento interno das sociedades é mais complexo, não deixa de ser palpável que as capacidades para exercer a autoridade do Estado estão numa escala que talvez nunca tenha tido. As fronteiras da acção dos organismos cuja missão é a segurança requerem maiores limites, para que a liberdade individual não sufoque no peso dos Estados.

“Segurança & Defesa”

Palavras Chave: Segurança, Defesa, Gestão de crises, Indústrias da Defesa, Protecção de Infra-estruturas, Intelligence, Tecnologias da Defesa; Conflito, Extremismo, Terrorismo, Capacidades.